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Existem riscos em correr mesmo estando acima do peso?

A corrida é um esporte que faz bem para a saúde física e mental. Além de contribuir para a perda de peso, essa atividade também previne diversas doenças e promove um relaxamento diante das situações estressantes do dia a dia. Outro ponto positivo que a corrida possui, é que ela é uma atividade democrática, ou seja, todos podem praticá-la.


Contudo, para as pessoas que estão acima do peso normal, são necessários cuidados maiores, para que a prática da corrida não gere consequências negativa. Veja abaixo.

A verdade é que, independente da idade ou da condição física, todos, antes de começar a correr, devem fazer um check-up médico e avaliação física. Isso permite que cada pessoa entenda seus limites e possa evoluir no seu próprio ritmo, evitando colocar em risco sua saúde exigindo demais do próprio corpo.


As pessoas que possuem sobrepeso não vão, indubitavelmente, se machucar quando correrem, entretanto, por ser a corrida um esporte de impacto, o indivíduo que possui maior massa corpórea consequentemente terá mais peso sobre suas articulações enquanto corre. Dessa maneira, um check-up mais detalhado é essencial para pessoas que estão acima do peso, como, por exemplo, a realização do teste ergométrico, que revela detalhes sobre a saúde do coração e do pulmão do paciente, e também sobre níveis de metabolismo em estado de repouso em atividade.


Construa seu ritmo


Após a realização dos exames e check-ups necessários, é hora de começar a prática das atividades físicas. É indicado, nesse momento, entra em contato com um profissional de Educação Física que poderá te ajudar na prática correta e até mesmo preparar exercícios de acordo com seu desempenho e que contribuam para a perda de peso.


Quando realmente começar, lembre-se: é essencial começar devagar, e ir evoluindo à medida que seu corpo vai se acostumando à prática. Dessa maneira, caso você esteja acima do peso, ou seja, com o IMC acima de 29, inicie com caminhadas, depois passe para trotes, e, por fim, a correr naturalmente. Isso é muito importante para que não ocorram lesões e outras consequências negativas devido ao excesso de exercícios.


Mantenha uma alimentação saudável


A prática de exercícios fica ainda melhor quando aliada à uma alimentação saudável e equilibrada. Isso porque, mantendo uma rotina alimentar saudável, os alimentos vão te proporcionar a energia que precisa para ter um bom desempenho nas corridas e, além disso, esse fator influencia diretamente no processo de emagrecimento, já que você precisa queimar mais calorias do que consome para emagrecer.


Dessa maneira, é possível concluir que, antes de começar a correr, principalmente se você está acima do peso, é preciso adotar alguns cuidados, para que realmente seja uma prática saudável, e contribua, inclusive, para a prevenção de fatores de risco de doenças cardiovasculares, como obesidade, diabetes, entre outros.


Fontes:

Web Run; Abreu Cardiologia.

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