Search
  • atendimento27626

Mitos e verdades sobre a Diabetes

A diabetes, que tem o nome científico Diabetes mellitus, é uma doença que prejudica o funcionamento do pâncreas, destruindo as células que produzem insulina, esta que é um responsável por levar a glicose do sangue para o as células, de forma que essa glicose seja gasta. A diabetes pode surgir ao longo da vida, devido ao desequilíbrio de hábitos alimentares, mas também pode ser de causa genética.


Segundo a International Diabetes Federation, somente no Brasil, existem aproximadamente 14,3 milhões de diabéticos, o que representa cerca de 8% da população nacional. Considerando o cenário mundial, são 415 milhões de diabéticos, que corresponde a um indivíduo em cada 11 habitantes.


Por ser uma doença recorrente e oferecer riscos, é preciso conhecer mais sobre a patologia, sabendo como prevenir e lidar com a mesma, evitando informações falsas. Conheça verdades e mitos sobre a diabetes.

Diabetes tem cura


Mito. Ainda não foi desenvolvida uma cura definitiva para a diabetes. Entretanto, existem controles e hábitos que quem possui doença pode adotar para evitar problemas maiores e sintomas da doença.


Comer muito açúcar causa a diabetes


Mito. Comer muito doce ou açúcar contribui para o ganho de peso e para induzir ou piorar a condição de diabetes, mas não para sua causa exclusivamente. As causas da doença estão associadas a fatores como sedentarismo, pré-disposição genética, obesidade, histórico familiar.


A diabetes tem sintomas que podem ser percebidos


Verdade. A pessoa que possui diabetes pode apresentar sintomas como necessidade de urinar frequente, cansaço, fraqueza, alteração na vista, fome constante ou demasiada, entre outras coisas. Contudo, as pessoas diabéticas geralmente não apresentam sintomas, a não ser quando a patologia já está em estado mais avançado.


Exatamente por ser uma doença silenciosa, é importante que, se a diabetes existir, seja identificada precocemente, para que haja um tratamento mais adequado e a doença não seja descoberta já quando em estado grave.


Não é preciso moderar o consumo de queijos, ovos e carnes em geral por não possuírem açúcar


Mito. Esses alimentos, apesar de não possuírem carboidratos, são fontes de proteínas e gorduras, e, se ingeridos excessivamente, interferem na glicemia e podem contribuir para o desenvolvimento de diabetes. Sem contar que ingerir tais alimentos excessivamente também aumentam os níveis de colesterol e o ganho de peso.


Diabéticos podem comer frutas sem controle

Mito. Apesar de serem saudáveis, as frutas possuem carboidratos e, em excesso, podem fazer mal à pessoa que tem diabetes, por isso o consumo deve ser controlado.


Fonte:

Libbs

SBD

SBEMSP

7 views0 comments

Recent Posts

See All