Search
  • atendimento27626

Infarto: quais os sintomas e como prevenir?

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes em todo o mundo. Entre elas está o infarto, um mal que atinge muitos indivíduos e pode levar ao falecimento.


A melhor maneira de evitar as doenças do coração é informar-se sobre cada uma delas e, além disso, colocar em prática os hábitos saudáveis recomendados. Dê uma olhada no texto abaixo e conheça mais sobre o infarto.

O infarto do miocárdio representa a morte de uma parte do músculo do coração que acontece devido à falta de circulação sanguínea, que leva nutrientes e oxigênio até o coração. Esse processo, chamado de necrose, ocorre quando há a obstrução de alguma das artérias que transportam o sangue ao órgão, e que, consequentemente, gera a interrupção da chegada de sangue ao coração, e assim parte do músculo não recebe os nutrientes e oxigênios necessários e é necrosado.


Existem cinco tipos de infarto que podem ocorrer.


. Tipo 1: é o mais comum, e é consequência da instabilidade de uma placa aterosclerótica na coronária.

. Tipo 2: ocorre quando a irrigação do miocárdio é prejudicada devido à alguma condição, como pressão excessivamente alta ou baixa, anemia profunda ou cirurgias.

. Tipo 3: é popularmente conhecido como infarto fulminante e pode acabar em morte súbita do indivíduo. Esse tipo acontece quando a necrose atinge uma área extensa do músculo e de forma rápida, ou quando acontece uma arritmia grave.

. Tipo 4: pode acontecer após o procedimento de angioplastia, seja em ocorrência imediata ao procedimento ou algum tempo depois.

. Tipo 5: ocorre depois de uma cirurgia de revascularização do miocárdio.


Sintomas


Em alguns casos, quando a obstrução do sangue atinge uma pequena área do miocárdio, o infarto pode não apresentar sintomas. Entretanto, o mais comum é que apareçam sintomas de forma súbita.


O primeiro sintoma a se manifestar geralmente é uma dor aguda no peito que perdura por mais de 20 minutos e pode se espalhar para pescoço, mandíbula, costas, braço ou ombro esquerdo. Além disso, outros sintomas que também podem aparecer são queimação, sensação de peso ou aperto no peito, formigamento no braço, falta de ar, cansaço, dor na mandíbula, tontura, palpitações, desmaio, ansiedade e agitação.


Como prevenir?


Para prevenir-se do infarto, o ideal é adotar hábitos saudáveis no dia a dia, como manter uma alimentação equilibrada, principalmente dosando o consumo de gordura e sal, praticar exercícios com frequência e abandonar o tabagismo. Esses três hábitos evitam a aterosclerose, que representa justamente o acúmulo de gorduras nas artérias, que podem formar placas e impedir que o sangue chegue ao coração.


Além disso, não se esqueça de consultar um médico regularmente, pois um profissional responsável te ajuda a manter uma rotina saudável e a prevenir o infarto e outras doenças cardiovasculares.


Fontes:

CCR

Boa Consulta


0 views0 comments

Recent Posts

See All