Search
  • atendimento27626

Consequências da Covid-19 para o coração

O coronavírus pode causar complicações aos diferentes órgãos do corpo. Apesar de atingir com mais gravidade as vias respiratórias e os pulmões, em casos mais graves, o coronavírus pode provocar lesões no músculo cardíaco e causar prejuízos ao funcionamento do aparelho cardiovascular.


Veja algumas das complicações que podem ser causadas pela COVID-19 ao coração.

Miocardite


O miocárdio é o músculo mais importante no processo de bombeamento de sangue. Uma das complicações do coronavírus pode ser a inflamação do miocárdio, e sua inflamação pode comprometer o funcionamento desse processo e até ocasionar o aparecimento de outras complicações, como arritmias e insuficiência cardíaca.


Distúrbios de coagulação


Esses tipos de distúrbio representam uma das principais complicações causadas pela COVID-19 ao coração. Um desses distúrbios que pode ser mencionado é o tromboembolismo, também chamado de embolia pulmonar.


Essa embolia provoca formação de trombos, que, por sua vez, podem ser desprender e bloquearem o fluxo em vasos sanguíneos, aumentando o risco do surgimento de outras doenças cardiovasculares e podendo levar até a morte.


Como podemos perceber, os riscos são diversos, por isso, se você já teve a COVID-19, não deixe de seguir as recomendações médicas e de consultar um cardiologista, para verificar, através dos exames recomendados, se ocorreram ou não complicações para o coração.


Fonte:

Amorsaúde

0 views0 comments