Search
  • atendimento27626

Conheça hábitos saudáveis que fazem bem para o seu coração


O seu coração precisa de hábitos saudáveis para continuar desempenhando sua função.


Por isso, você pode colocar em prática diferentes hábitos que fazem bem não somente ao seu coração, mas também à sua saúde como um todo. Veja algumas dicas.

Pratique atividades físicas regularmente

Os exercícios físicos são, sem dúvidas, muito benéficos para o corpo e para a mente. Entre os diversos pontos que as atividades físicas concedem para o coração, são:


. Diminuir os níveis de colesterol;

. Contribuir para o equilíbrio da pressão arterial;

. Melhora a qualidade do sono

. Prevenir problemas do coração


Evite o stress


No dia a dia, é quase inevitável evitar situações de estresse. Contudo, o estresse recorrente é um problema, já que provoca o aumento da adrenalina e eleva a pressão arterial, o que pode prejudicar os vasos sanguíneos e, com o tempo, o coração, levando até mesmo ao surgimento de doenças cardiovasculares.


Por isso, é muito importante sempre separar tempo para cultivar hobbies e momentos leves, meditar, praticar a respiração, enfim, realizar atividades que aliviem o estresse da rotina.


Não fume


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, a nível mundial, mais de cinco milhões de pessoas morrem devido ao uso de cigarro.


O tabagismo está relacionado a diversas patologias, e é responsável por cerca de 30% das mortes causadas pelo câncer de boca, 90% das mortes causadas por câncer de pulmão e 25% dos falecimentos causados por doenças cardiovasculares.


Por isso, é muito importante abandonar o cigarro, não somente para evitar doenças do coração, mas patologias de todo tipo.


Cultive boas noites de sono


Pesquisas mostram que dormir menos que sete horas por noite sofrem com mais episódios de aumento da pressão arterial, e também com a presença de níveis de cortisol mais alto, que é o hormônio do estresse. Esses fatores deixam as artérias mais propícias ao acúmulo de bactérias.


Além disso, estudos mostram também que pessoas que dormem menos que o período recomendado estão mais suscetíveis a morrer por doenças cardiovasculares.


Fontes:

WeCor

Laboratório Oswaldo Cruz

1 view0 comments

Recent Posts

See All